Rua Atáide Pimenta de Moraes, nº37- Centro- Nova Iguaçu - Telefone:(21)2765-3021 e-mail: ubmnovaiguacu@gmail.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Links para esta postagem
Companhia de Teatro do ESMUTI
O Espaço Municipal para a Terceira Idade (Esmuti) completou este mês mais uma primavera. Para comemorar a data, celebrar a chegada da estação das flores, e ainda festejar o Dia do Idoso, a Prefeitura de Nova Iguaçu realizou nesta quinta, dia 30, uma grande festa com apresentações de dança, teatro, coral e muita música. O encontro foi realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e reuniu centenas de pessoas em busca de diversão. O público, formado por idosos e familiares, aproveitou para conferir o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano pelo grupo.
Segundo a secretária adjunta do Idoso e coordenadora do Esmuti, Márcia Cid, o espaço completou seis anos de funcionamento no mês de setembro. Além das atividades culturais, como as oficinas de dança sênior, dança de salão, teatro e violão, o núcleo oferece hidroginástica, tai chi chuan e diversos cursos. Cerca de 840 idosos frequentam o espaço. “Estes eventos são muito importantes para socializar os idosos. Hoje conseguimos vê-los saudáveis, dançando, participando. Mas muitos chegam tristes e deprimidos. Para mudar este quadro, precisamos integrá-los, trabalhando corpo e mente. Todo nosso trabalho é para conseguir este resultado”, explicou.
O secretário Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência (Semaspv), Sebastião Berriel, elogiou o grupo e revelou a intenção de levar a experiência do Espaço para outros lugares. O secretário também garantiu a retomada das aulas de computação no Esmuti e anunciou a substituição de todos os computadores da sala de informática. “Temos que nos readequar. O Brasil está chegando na terceira idade, as pesquisas apontam que o país está mais velho”, comentou.
Para quem freqüenta o Esmuti, ser idoso significa um novo jeito de enxergar a vida, com animação e mobilidade. Elias Vieira Rodrigues, de 70 anos, divide a aposentadoria em antes e depois do Esmuti. “Me aposentei e acabei ficando muito ocioso. Ficava deitado, comendo e bebendo.

Páginas